Foram empossados nesta sexta-feira (1) numa sessão solene realizada na Câmara Municipal de Itarantim, os eleitos na eleição de 2020, o prefeito Fábio Gusmão, o vice Cláudio da Padaria e os onze vereadores.
A sessão também realizou a eleição para presente da Câmara, onde o vereador Zeza (DEM) foi eleito com 06 votos contra 05 do seu concorrente, o vereador Pedro Paulo. A chapa que foi encabeçada por Zeza que saiu vencedora foi composta pelo vereador Juarez (PP) como vice presidente, Léo Ferreira também do PP como primeiro secretário e Jéferson Mototáxi como o segundo secretário.
Com a eleição de Zeza para presidente da casa e a derrota de Pedro Paulo, que era o represente da base do governo eleito Fábio Gusmão, se tem logo neste início do governo, uma derrota, e que pode dificultar o executivo de governar dentro das suas demandas.
A maioria da fala dos vereadores que usaram a tribuna, de forma clara os da oposição, todos foram unânimes em dizer que não irão fazer uma oposição por apenas ser, mas sabemos que a conjuntura dificulta no processo de legislar quando se tem uma casa a seu favor e uma casa que tem uma maioria que é contra onde se tem uma mesa diretora eleita pela oposição.
O vereador Pedro Paulo por sua vez, como se dizem por ai, dormiu praticamente presidente, e, quando acordou se viu na condição de derrotado e adiar o seu sonho de ser presidente. Pedro foi enfático no seu pronunciamento logo após a derrota e afirmou que foi traído, onde segundo ele disse, que, se reuniu com sete vereadores que garantiram à ele os votos.
Zeza, confirmou na sua fala que uma grande ajuda para sua eleição agiu nos bastidores, e segundo ele revelou, é uma pessoa que foi da base que elegeu o prefeito Fábio Gusmão.
O vereador mostrou de alguma forma a insatisfação de alguns que ajudaram a eleger o prefeito já neste começo de governo, acreditamos que o voto que seria do vereador Pedro que possivelmente daria a vitória a ele, foi mudado graças a essa articulação.
Todos às fotos deste evento estará na página do site no Facebook (Crônicas de Itarantim)
Veja momentos da posse e da eleição: